Dúvidas Notícias

Pacientes em tratamento para câncer de trato urinário podem tomar a vacina para Covid-19?

Antes de mais nada, é preciso entender que nem todo paciente oncológico é igual.

Existem pacientes em diferentes etapas de seus diagnósticos, passando por diferentes tratamentos e com diferentes estágios da doença. Por isso, é sempre importante conversar com a equipe médica que acompanha o seu caso sobre a sua situação e também levar em consideração a presença de outras doenças relevantes, como problemas renais, pulmonares e cardíacos. Mas, de maneira geral, pacientes com câncer devem, sim, ser imunizados contra a Covid-19.

Recomenda-se:

– Pacientes em tratamento ou em planejamento de quimioterapia devem evitar a vacina quando os glóbulos brancos estão no ponto mais baixo; e, portanto, é melhor administrar a vacina duas semanas antes ou duas semanas após a infusão, ou mesmo entre os ciclos da terapia

– Pacientes em radioterapia não precisam “distanciar” a aplicação da vacina das sessões

– Pacientes em planejamento de cirurgia devem receber a vacina alguns dias antes ou depois do procedimento

Para que a prevenção traga resultados positivos para os pacientes, o diagnóstico precoce é um dos elementos mais importantes. Com a realização de exames de saúde regulares, é possível detectar fatores de risco ainda nas fases iniciais, o que contribui para a redução de danos futuros.

Dessa forma, o médico pode realizar o acompanhamento do paciente e intervir para iniciar o tratamento da doença a tempo de impedir seu desenvolvimento e minimizar os danos. Por isso, é importante que as pessoas entendam a importância de visitas regulares ao médico, mesmo que não apresentem nenhum sintoma.

As consultas de rotina ajudam a detectar sinais ou sintomas característicos que, dependendo do diagnóstico do médico, podem ser investigados mais a fundo. Com isso também é possível reduzir os gastos do sistema com medicamentos, internações e procedimentos de alta complexidade.

A medicina preventiva pode incluir especialidades tradicionais de saúde, como cardiologia, ginecologia, urologia, enfermagem, psicologia e nutrição, por exemplo.