Dúvidas

Pênis curvo congênito

O pênis pode apresentar curvaturas de causa congênita (pênis curvo congênito) ou ter a tortuosidade adquirida (por exemplo, na doença de Peyronie).
No caso do pênis curvo congênito, apesar de nascer com essa anomalia, a curvatura só começa a ser observada nas primeiras ereções.
No pênis existem dois corpos cavernosos que são as estruturas eréteis e que devem se encher e ficar simétricos durante a ereção.

No pênis curvo congênito ocorre uma diferença de tamanho entre os corpos cavernosos. A membrana que envolve o corpo cavernoso é menor de um lado do que do outro.

As curvaturas são geralmente de leve intensidade (até 30 graus), não progressivas e habitualmente não interferem no relacionamento sexual, não necessitando de correção cirúrgica. Nos casos de curvaturas mais acentuadas que dificultam o coito ou por questões pessoais de ordem psicológica decorrente do aspecto estético, está indicada a correção cirúrgica.

As técnicas cirúrgicas para a correção do pênis curvo congênito variam de acordo com o grau de curvatura e com o comprimento do pênis.