Notícias Saúde Masculina

Perda do desejo sexual no homem: sintomas e tratamentos

Existem momentos da vida do homem em que o desejo sexual não surge e isso é bastante natural. 

O problema é quando essa situação passa a acontecer com frequência. Nesse caso, é fundamental investigar para entender quais fatores estão influenciando a queda da libido.

Primeiro, é importante esclarecer que a falta de desejo sexual é um problema que pode afetar homens de diversas faixas etárias. As causas podem ser físicas (como desequilíbrios hormonais), psicológicas (como estresse e ansiedade) ou ainda relacionadas ao uso de alguns medicamentos, bebida alcoólica e ao envelhecimento. É um problema multifatorial.

Sintomas:

  • Alterações hormonais: como baixa da testosterona ou alterações de outros hormônios como a prolactina e o estradiol. 
  • Uso de medicamentos: que podem inibir o desejo sexual como antidepressivos, tranquilizantes, alguns tipos de medicamentos para tratar problemas da próstata. 
  • Causas psicológicas: situações de estresse, ansiedade, depressão, conflitos no relacionamento entre outras, podem levar a uma diminuição da libido.

Como tratar:

O tratamento poderá variar de acordo com cada caso.

  • Psicoterapia

Quando a causa é psicológica, o tratamento psicoterápico é o mais indicado. Ele ajudará a identificar as causas e como solucionar o problema.

  • Reposição Hormonal

Caso o médico identifique uma concentração de testosterona muito baixa, poderá indicar o tratamento de reposição hormonal. Com isso, irá regular o nível desse hormônio.