Notícias Prótese Peniana Saúde Masculina

Saiba mais sobre Prótese Peniana

A prótese peniana é um dispositivo introduzido no interior do pênis para produzir ereção.

Ela é indicada principalmente para os casos em que o tratamento da disfunção erétil com medicamentos orais não traz os resultados desejados. Ou ainda quando o homem não quer ficar dependente de injeções penianas para obter uma ereção.

A prótese é colocada através de cirurgia, que dura de 50 minutos a 1 hora e meia, e é realizada com anestesia geral ou raquianestesia e sedação. 

Basicamente, existem dois tipos de próteses penianas: as infláveis ​​e as maleáveis. 

Ainda que tenham o mesmo objetivo – permitir uma ereção peniana para que o homem tenha relações sexuais satisfatórias – elas apresentam características distintas que podem fazer toda a diferença na satisfação e qualidade de vida do paciente. 

Veja mais detalhes:

 

– Prótese maleável: 

Consiste em duas hastes de metal revestidas com uma camada de silicone que são inseridas cirurgicamente nas câmaras de ereção do pênis (corpos cavernosos).  

A prótese maleável tem custo menor que a prótese inflável e está indicada principalmente para pacientes com limitações na destreza manual e que poderiam levar a uma dificuldade em manipular os componentes da prótese inflável. 

A principal desvantagem da prótese maleável é que ela deixa o pênis em estado de ereção permanente não simulando a ereção normal. 

 

– Prótese inflável: 

É um implante constituído de 3 componentes que são inseridos cirurgicamente no pênis, no escroto e no abdome.. Diferente da prótese maleável, os cilindros que são introduzidos dentro dos corpos cavernosos são preenchidos por líquido transferido de um reservatório através de uma bomba localizada no escroto. Quando o paciente deseja ter uma ereção, ele  aciona a bomba localizada no escroto para fazer com que o fluido infle os cilindros, causando enchimento e aumento da pressão no tecido erétil, tornando o pênis rígido.

A vantagem da prótese inflável é permitir que o pênis volte ao seu estado flácido. Além disso, a aparência da prótese inflável é muito semelhante a uma ereção normal. 

Porém, seu custo é maior do que o da prótese maleável.

De qualquer forma, assim como acontece com qualquer tipo de tratamento, o implante de próteses penianas deve ser discutido em detalhes com o urologista, para esclarecimento de todas as dúvidas.