Notícias Saúde Masculina

Saiba o que a cor da urina pode revelar sobre sua saúde

Mais do que eliminar toxinas do corpo, a urina pode revelar detalhes sobre a sua saúde.

 

É importante dizer que a cor da urina pode ser alterada devido à ingestão de certos alimentos ou medicamentos e, por isso, na maioria dos casos não é um sinal de alerta. 

Porém, a alteração da cor também pode indicar alguns problemas de saúde, como infecção do trato urinário, pedra nos rins ou inflamação do fígado.

A cor ideal da urina é amarelo-claro, pois indica que a pessoa está devidamente hidratada e que o nível de hidratação é suficiente para promover a eliminação adequada das toxinas do organismo.

Confira abaixo como a cor da urina pode mostrar informações importantes:

 

– Urina transparente: pode indicar consumo elevado de água;

 

– Amarelo-claro:  é a cor ideal da urina;

 

– Amarelo-escuro: considerada normal, porém indica que a urina está concentrada e que você precisa ingerir mais água;

 

– Acastanhada: indica desidratação severa ou problemas no fígado;

 

– Laranja: pode indicar falta de água ou a presença de pigmentos de alimentos. Se a coloração persistir, pode ser sinal de problemas no fígado ou na vesícula;

 

– Rosa ou avermelhada: se o sinal for persistente, pode indicar problemas no fígado, rim, próstata, infecção ou ainda algum tumor;

 

– Azulada ou esverdeada: esse pigmento pode ser oriundo de algum alimento ou medicação ingeridos ou ainda ser sinal de uma infecção bacteriana.

 

Portanto, crie o hábito de observar a cor da sua urina! Isso pode te ajudar a perceber problemas de saúde e buscar tratamento.