Tratamentos para o câncer de próstata

O câncer de próstata pode ser tratado de diferentes formas de acordo com seu grau de gravidade. Conheça alguns dos tratamentos e suas características:

 

  • Radioterapia: A radioterapia é um dos tratamentos mais utilizados.  Ela é uma opção bastante eficiente, comumente indicada para pacientes mais idosos, já que as novas tecnologias permitem aplicações muito mais focadas no alvo, evitando atingir tecidos ou órgãos adjacentes. A radioterapia interna (braquiterapia) se baseia no posicionamento de sementes radioativas  na próstata e é realizada em um único dia.

 

  • Prostatectomia  radical: A prostatectomia é a cirurgia para retirada completa da próstata e das vesículas seminais. É o tratamento mais eficaz para cura do câncer quando o diagnóstico da doença é feito precocemente. Hoje com as novas tecnologias, principalmente a cirurgia robótica, a prostatectomia radical é uma cirurgia menos invasiva e consequentemente menores índices de complicações.

 

  • Bloqueio hormonal: O bloqueio hormonal não cura o câncer, mas oferece controle da doença. Esse tipo de tratamento é utilizado geralmente quando a doença já atingiu os ossos ou outros órgãos. O método consiste em privar o homem da testosterona por meio de medicamentos que cancelam a produção do hormônio.

 

  • Quimioterapia: A quimioterapia reduz o tumor e tenta controlar a doença, diminuindo os sintomas. O procedimento combina medicamentos injetáveis e orais que podem aumentar a sobrevida e retardar a evolução do câncer.

 

  • Vigilância ativa: Em tumores de muito baixa agressividade e evolução lenta (que têm chances até de não se desenvolver), pode ser indicada a “vigilância ativa”. Ela consiste em não iniciar algum tratamento imediatamente, mas sim manter o acompanhamento médico frequente e decidir agir somente somente se o tumor evoluir.

 

Sempre é importante ressaltar que as opções de tratamento têm de ser avaliadas caso a caso, considerando a agressividade do tumor, o risco de recidiva (retorno do tumor) após o tratamento, as condições de saúde e as expectativas do paciente.