Notícias Saúde Masculina

Vasectomia – verdades e mitos

 A vasectomia é um procedimento médico extremamente seguro, rápido e simples, para esterilização de homens que têm certeza de que não desejam mais ter filhos.  

O procedimento é um dos métodos contraceptivos mais eficientes que existem e tem como objetivo impedir que os espermatozoides cheguem até as vesículas seminais, onde ficam armazenados até a ejaculação.

A cirurgia dura cerca de 30 minutos e pode ser feita em uma sala ambulatorial, sem a necessidade do paciente se deslocar até um centro cirúrgico hospitalar.

Apesar de ser uma cirurgia segura e eficaz, muitos homens não passam pelo procedimento porque acreditam em alguns tabus. Por exemplo, que a cirurgia pode causar impotência sexual, redução da libido e até mesmo câncer de próstata.

Por esse motivo, separei alguns mitos e verdades sobre o procedimento: 

A vasectomia é reversível? Verdade, é possível reverter o procedimento caso o paciente mude de ideia com o tempo, e tenha vontade de ter filhos. 

A ejaculação fica comprometida? Mito. A quantidade e o aspecto do líquido ejaculado não se alteram.

A Vasectomia reduz o desejo sexual Mito. A vasectomia não tem nenhuma relação com a perda da libido ou com o desempenho sexual.

A vasectomia não previne doenças sexualmente transmissíveis? Verdade. O procedimento não previne nenhum tipo de doença sexualmente transmissível. É muito importante fazer o uso de preservativos mesmo após o procedimento. 

Vasectomia é uma cirurgia complicada? Mito. A cirurgia é extremamente simples, com recuperação rápida e com baixo risco de infecção.