Câncer de Testículo

Câncer de Testículo – Aprenda a fazer o autoexame

O risco de um homem desenvolver câncer de testículo ao longo da vida é de 1 em cada 500. O câncer de testículo é a doença maligna mais comum nos homens jovens.

Assim como a mulher faz o autoexame da mama, o homem também deve se habituar a realizar o exame de seus testículos uma vez por mês. É simples e leva pouco tempo.

Aprenda como realizar o exame:

  • Fique em pé em frente ao espelho. Observe se há alguma diferença entre os lados do escroto.
  • Examine cada testículo com ambas as mãos. O indicador e o dedo médio devem ser posicionados em baixo do testículo, enquanto o polegar é colocado em cima. Deslize gentilmente o testículo entre os dedos. É normal existir uma pequena diferença de tamanho entre os testículos.
  • Encontre o epidídimo que é uma estrutura localizada atrás do testículo. Não confunda o epidídimo com algum caroço anormal.
  • Se você encontrar um nódulo (caroço) anormal ou um aumento significante de um dos testículos procure um urologista imediatamente.
  • O autoexame dos testículos deve ser realizado regularmente. Trata-se de um hábito de saúde importante, mas não substitui o exame médico. Se você tiver dúvidas como realizar o autoexame dos testículos peça ao urologista para ensiná-lo como deve ser feito.

Lembre-se que o câncer de testículo é altamente curável, desde que descoberto precocemente.