Apesar de estar associada ao envelhecimento, a disfunção erétil é um problema que acomete homens de diferentes idades, até mesmo os jovens.
Nesses casos, muitos homens evitam as consultas com o urologista por constrangimento e utilizam medicamentos por conta própria.
No entanto, o tratamento para a impotência sexual pode variar dependendo da causa e a faixa etária pode impactar a origem do problema.
Conheça as principais causas que afetam os homens em cada etapa da vida:
– Em homens até 40 anos, as principais causas da disfunção erétil estão relacionadas a fatores psicológicos, como ansiedade, depressão ou estresse, uso de alcool e drogas recreativas e consumo excessivo de pornografia. Os tratamentos para esses casos podem envolver acompanhamento psicológico e mudanças no estilo de vida;
– Nos homens entre 40 a 60 anos, as causas passam a incluir problemas de saúde crônicos, como a diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, entre outros. Além disso, a obesidade e o efeito colateral de medicamentos para tratamento de problemas de saúde também se tornam um agravante. Adotar hábitos saudáveis e terapias hormonais podem auxiliar no tratamento;
– Acima dos 60 anos, os homens são frequentemente afetados por problemas de circulação sanguínea, condições crônicas e a diminuição dos níveis de testosterona. Nesses casos, os tratamentos podem ser mais direcionados ao cuidado das complicações médicas do paciente e na adaptação das mudanças físicas dessa nova fase.
Independentemente da idade, a orientação de um médico urologista é indispensável para a escolha do tratamento adequado que gerará resultados mais eficazes para cada etapa da vida.