Sabemos que cerca de 50% dos homens com idade a partir dos 50 anos podem ter HPB (Hiperplasia Prostática Benigna) e até 90% deles podem ser afetados na faixa dos 90 anos.
Por isso, uma das dúvidas mais comuns é se a próstata aumentada pode causar impotência, já que o desempenho sexual é importante para a qualidade de vida dos homens e também começa a se tornar mais sensível nesta faixa etária.
A impotência sexual, ou disfunção erétil, está mais comumente associada a doenças cardiovasculares, diabetes, tabagismo, obesidade e outros fatores.
Assim, embora a HPB possa coexistir, ela não é a causa direta da impotência. Mas é bom ressaltar que existem estudos que mostram que homens com HPB têm maior chance de apresentar sintomas de impotência do que aqueles sem hiperplasia.
Isso pode estar relacionado à inflamação e às alterações hormonais ou nervosas que acontecem quando há crescimento da próstata.
Assim, o melhor é estar atento aos principais sinais da HPB e procurar um urologista o mais breve possível, para que o quadro não se agrave.