A hidrocele é uma condição caracterizada pelo aumento no tamanho da bolsa escrotal por acúmulo de fluidos.
Embora seja mais comum em bebês, ela também acontece em homens adultos, causando desconforto e prejudicando o bem-estar.
Causas
No caso dos recém-nascidos, ela acontece logo no período de formação dos testículos que, ainda dentro do abdômen, descem conforme o crescimento do bebê. Quando ainda há uma conexão entre o abdômen e a bolsa escrotal, ocorre o acúmulo de líquidos que causam a doença.
Já para adultos, especialmente acima dos 40 anos, a hidrocele pode ser causada por infecções locais, processos inflamatórios, ou até mesmo trauma na região.
Sintomas
Geralmente, a hidrocele não causa dor e é notada pelo inchaço que pode afetar os dois lados da bolsa escrotal (hidrocele bilateral) ou apenas um lado (hidrocele unilateral).
Tratamento
Apesar de algumas vezes desaparecer espontaneamente, a hidrocele pode ser persistente e afetar a qualidade de vida ou o desenvolvimento dos órgãos genitais.
Nessas situações, a cirurgia, conhecida como hidrocelectomia, é necessária para remover o excesso de fluidos e trazer normalidade para a vida do paciente.