ISTs que estão associadas ao aparecimento do câncer

As  Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são doença causadas por vírus, bactérias ou parasitas, transmitidas principalmente através de relações sexuais desprotegidas, sejam elas vaginais, anais ou orais. 

Além de todo o prejuízo que essas infecções causam à saúde, três delas – HPV, HIV e hepatites B e C e – também estão associadas ao surgimento de câncer.

Os cânceres mais comuns decorrentes dessas ISTs são os de colo de útero, fígado, pênis, cabeça e pescoço e região anal e no sangue (leucemia).

Conheça abaixo um pouco mais sobre cada uma e lembre-se: um comportamento sexual seguro, sempre com uso de preservativo, é a chave para evitar as ISTs!

 

HPV

É a IST mais relacionada ao aparecimento de câncer. Sua transmissão pode ocorrer de forma bastante ampla, mesmo quando não há penetração e ejaculação, por exemplo.

O HPV é a principal causa de câncer de colo de útero nas mulheres e de câncer anal entre homens que fazem sexo com homens.

A boa notícia é que a vacinação contra HPV é uma medida muito eficaz  para proteção, além do uso de preservativo.

 

HIV 

Ainda que o HIV não cause câncer de forma direta, ele enfraquece o sistema imunológico, tornando os portadores mais vulneráveis a infecções e ao desenvolvimento do câncer. 

O HIV destrói progressivamente determinados glóbulos brancos do sangue, chamados linfócitos CD4 +, que ajudam a defender o corpo contra células estranhas, organismos infecciosos e câncer.

 

Hepatites B e C 

Essas doenças são importantes fatores de risco para o desenvolvimento de um dos tipos de câncer de fígado, o hepatocarcinoma. 

Além disso, a infecção crônica no fígado, causada pelos vírus B e C, pode fazer a doença evoluir para cirrose e também para câncer.