Recentemente, um estudo publicado na revista científica Cell Genomics mostrou que pesquisadores das Universidades de Manchester e Oxford descobriram dois tipos diferentes do câncer de próstata:
- Tipo I: é mais agressivo e apresenta maior probabilidade de se espalhar para outras partes do corpo. Em geral, é caracterizado por um crescimento mais rápido e necessita de um tipo de tratamento mais intensivo, como cirurgia ou radioterapia.
- Tipo II: tende a ser menos agressivo e apresenta crescimento mais lento. Dessa forma, tem menos chance de se espalhar pelo corpo. No entanto, é essencial ressaltar que ainda é uma doença séria e que precisa de acompanhamento e tratamento.
O uso da Inteligência Artificial (IA) no estudo foi fundamental, já que as máquinas analisaram e interpretaram os dados coletados, auxiliando os cientistas nos resultados do estudo.
Embora seja apenas o começo das pesquisas, a notícia é animadora: essa descoberta poderá revolucionar a forma como a doença é diagnosticada e tratada atualmente, já que conhecendo as características do subtipo de cada paciente, as abordagens de tratamento escolhidas podem ser muito mais eficazes.