É comum que as pessoas relacionem o tabagismo ao câncer de pulmão. Mas a verdade é que esse hábito também está associado a um risco aumentado de diversos tipos de câncer, inclusive o câncer de próstata.
Isso acontece porque:
– O cigarro possui diversas substâncias cancerígenas: O cigarro possui mais de 4700 substâncias tóxicas, das quais 43 são comprovadamente cancerígenas;
– Fumar pode causar inflamações crônicas: Diferentes partes do organismo, como as vias respiratórias e os vasos sanguíneos, podem sofrer com inflamações crônicas decorrentes do fumo.
– O tabagismo pode alterar os níveis hormonais: Fumar pode interferir no equilíbrio hormonal, afetando a testosterona e outros hormônios que estão ligados ao funcionamento da próstata e ao desenvolvimento de câncer.
Além disso, um estudo realizado pela Universidade de Harvard, e publicado na revista Journal of the American Medical Association demonstrou que homens fumantes apresentaram maior chance de reincidência do câncer de próstata e maior probabilidade de morte pelo tumor em comparação a não fumantes.
Por isso, parar de fumar não apenas diminui as chances de desenvolver a doença, como também melhora os resultados do tratamento de quem já foi diagnosticado.
Previna-se, reduzindo ou abandonando o tabagismo!