Dúvidas

Quem é vacinado pega HPV?

Para quem é vacinado com as duas doses da vacina, a eficácia chega a 98%. É importante ressaltar que não há pesquisas que indiquem que apenas uma dose seja suficiente para garantir a proteção.

 

Existem mais de 150 subtipos de HPV (papilomavírus humano). Alguns como o HPV-6 e HPV-11 causam somente verrugas genitais. Outros como HPV-16 e o HPV-18 podem levar ao aparecimento de alguns tipos de câncer. O HPV é transmitido principalmente na relação sexual, por isso o uso de preservativo é fundamental.

 

A forma mais eficaz para se proteger do HPV é a vacina, que deve ser aplicada tanto em meninas como em meninos, em duas doses ministradas com um intervalo de 6 meses entre elas. O SUS oferece, gratuitamente, para meninas de 9 a 14 anos, meninos de 11 a 14, homens e mulheres imunossuprimidos, de 9 a 45 anos, que vivem com HIV/aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea e pacientes oncológicos.

 

A vacina HPV quadrivalente pode prevenir os cânceres relacionados aos HPV 16 e 18; de colo do útero; vulva e vagina; câncer peniano e cânceres de orofaringe e anal em homens e mulheres, além das verrugas genitais nos dois sexos relacionadas ao HPV 6 e 11.