Notícias Saúde Masculina

Riscos urológicos do uso de anabolizantes

Os esteroides androgênicos anabólicos, mais conhecidos como anabolizantes, são compostos geralmente derivados do principal hormônio sexual masculino: a testosterona. Originalmente, foi desenvolvido com o intuito de tratar doenças que atingem os homens, porém pessoas saudáveis passaram a utilizar esses produtos com finalidades diversas como halterofilismo, aumento do rendimento esportivo e fins estéticos.

 

Além de todos os efeitos colaterais que o uso de anabolizantes pode causar no sistema cardiovascular (como acidente vascular cerebral e infarto), os anabolizantes também traz riscos urológicos, e alguns chegam a ser graves, como infertilidade e disfunção erétil, além do aumento das mamas e diminuição dos testículos.

 

O mecanismo que leva à disfunção erétil e infertilidade pelo uso de anabolizantes é basicamente o mesmo. Para produzir a testosterona e fabricar os espermatozóides, os testículos recebem uma ordem através dos hormônios produzidos pela glândula-mestra localizada no cérebro (a hipófise). Acontece que, ao receber a testosterona externa, a nossa hipófise passa a entender que não precisa mais mandar os sinais de ordem para os testículos produzirem testosterona e espermatozóides.

 

Portanto é importante que pessoas em uso de anabolizantes procurem aconselhamento médico para manejo de seus casos e que a população geral evite o uso inapropriado dos derivados da testosterona.