Notícias Saúde Masculina

Cálculo renal – No verão os cuidados precisam ser redobrados.

O verão é umas das épocas mais esperadas do ano e é sinônimo de dias ensolarados, férias e diversão. 

 

Mas você sabia que esse calor pode trazer riscos à saúde?

 

As temperaturas elevadas fazem nosso corpo transpirar mais. Porém, nem sempre consumimos a quantidade de água necessária para compensar essa perda maior. 

 

Com isso, uma das consequências é o aumento da formação de pedras nos rins. Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia indicam que a incidência de cálculos renais aumenta em até 20% nessa época do ano.

 

A formação de cálculos (pedras) nas vias urinárias é um problema bastante frequente, podendo atingir até 10% da população sendo mais comum em adultos jovens, entre 20 a 35 anos e mais frequente em homens. 

 

Cálculos podem ser assintomáticos e sua presença passar despercebida. Mas também podem provocar dor muito forte que geralmente começa nas costas e se irradia para frente em direção à região inguinal e bexiga. 

 

Normalmente se manifesta como cólicas, isto é, com picos de dor intensa seguida de períodos de alívio. 

 

Beber pouco líquido é uma das principais causas da ocorrência de cálculo renal. Outras causas que podem levar à formação de pedras nos rins são as infecções urinárias, alterações metabólicas e herança genética.

 

Para prevenir a formação de cálculos urinários, beba regularmente de dois a três litros de água por dia e procure seu urologista para poder identificar a possível causa do problema.