Andropausa

Depressão e Andropausa

Depressão em homens é um problema freqüente e acomete as mais diferentes populações. A depressão é relatada como sendo duas vezes mais freqüente na mulher do que no homem, entretanto, há diversos fatores que contribuem para esta estatística: os homens procuram menos ajuda por problemas emocionais que as mulheres e, por isso, frequentemente são subdiagnosticados.

A testosterona, o hormônio masculino, tem papel importante no desenvolvimento do sistema nervoso caracterizado por um efeito protetor em relação as doenças degenerativas como a síndrome de Alzheimer, prejuízos cognitivos e depressão. Diminuição abrupta dos níveis de testosterona pode levar à depressão, como frequentemente se observa em homens mais velhos.

Diversos estudos têm demonstrado que a reposição de testosterona reverte às complicações relacionadas a andropausa, levando a aumento de massa e força muscular, prevenção de perda continuada de massa óssea, manutenção de características sexuais secundárias (por exemplo, pêlos faciais) e da função sexual e aumento dos glóbulos vermelhos no sangue.

Do ponto de vista do humor e sintomas depressivos, há consenso entre os andrologistas de que a terapia de reposição de testosterona melhora o humor em homens andropausa. Estudos mostram que o tratamento com testosterona melhora o humor e a sensação de bem-estar, reduzindo as queixas de fadiga e irritabilidade.

Desta forma, homens com sintomas depressivos devem rotineiramente avaliar as concentrações de testosterona no sangue com o intuito de excluir ou confirmar a presença da andropausa como causa da sua depressão.